O risco está presente em toda atividade econômica. No setor elétrico, não seria diferente, o risco se encontra em todos os setores com diferentes graus, seja na geração, comercialização, transmissão, distribuição ou consumo.
O Brasil possui mais de 60% da capacidade de produção de energia provinda de fonte hidrelétrica. Esse fato ocasiona riscos significativos, uma vez que há grandes incertezas associadas à geração de energia hidrelétrica, pois são dependentes de alterações climáticas e variações do comportamento das vazões afluentes.
O produto energia elétrico negociado entre geradoras, comercializadoras e consumidores, está inserido em um ambiente de competição de mercado que induz a eficiência econômica e ocasiona no equilíbrio entre a oferta e demanda, dessa forma, o adequado conhecimento dos fatores que influenciam o retorno do investimento é indispensável para o sucesso do negócio.
A importância da gestão de risco na comercialização de energia
A gestão de risco na comercialização de energia tem grande importância e deve ser analisada de forma eficaz, com aplicações de metodologia e técnicas de gestão de riscos para obter um diferencial competitivo e resultados satisfatórios. O risco, uma vez que depende de fatores que há certo nível de imprevisibilidade, não pode ser completamente eliminado e deve ser gerenciado, visando mitigar retornos abaixo do esperado e prejuízos.
O gerenciamento da gestão de risco não deve proteger totalmente a empresa dos riscos, pois elimina também as possibilidades de ganho. Por isso, é necessário avaliar os cenários e definir quais riscos trazem retornos que compensem as possíveis perdas.
Uma gestão de risco eficiente se baseia na identificação dos fatores que podem influir nos resultados, bem como na sua mensuração e modelagem. A partir daí deve-se avaliar os possíveis impactos no resultado final do fator em análise por meio de uma análise do retorno e dos tipos de riscos – os quais destacam-se os riscos de mercado, regulatórios, operacionais, de crédito e de liquidez.
Comentarios