top of page
Buscar
Foto do escritorAuben Energia

Consumidor de Energia Elétrica no ACL: Atacadista ou Varejista

O Ambiente de Contratação Livre – ACL dispõe de 2 tipos de consumidores, os atacadistas e os varejistas. Cada um deles contam com características bem próprias. Para tomar a decisão entre qual modalidade optar, precisa-se conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.


A modalidade atacadista é caracterizada quando a empresa consumidora se associa e torna-se um agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, passando a atuar de acordo com as regras e procedimentos. Isso inclui a necessidade de obter adequação comercial, apresentar garantias financeiras e estar exposto aos riscos do Mercado de Curto Prazo – MCP. Para tal, esta modalidade é mais aconselhada para organizações de grande porte e que, preferencialmente, já tenham experiência com a operação do mercado livre de energia ou tenham um time competente de gestores de energia, próprio ou terceirizado. Vale frisar que a Auben Energia presta esse tipo de serviço de gestão de energia.


Na modalidade varejista, o consumidor possui mais facilidades na adesão ao mercado livre, já que a contratação é diretamente com uma comercializadora varejista de energia. Nesse caso, o processo é muito mais simples e menos burocrático, uma vez que a comercializadora fica responsável por todas as obrigações junto ao mercado e à CCEE, não exigindo do consumidor o compromisso com as obrigações financeiras da CCEE.


Ao optar pela modalidade varejista, o consumidor precisa apenas se preocupar em contratar uma comercializadora varejista que agregue baixo risco de contraparte, tarefa na qual a Auben Energia pode te auxiliar subsidiando-o de informações relevantes e mapeando os riscos para a tomada de decisão. Quanto as demais obrigações, desde a migração, procedimento operacionais, apresentação de garantias financeiras, medição, gestão mensal da exposição ao MCP, contabilização e obrigações financeiras junto à CCEE, ficam sob responsabilidade da comercializadora contratada.


Portanto, você que é consumidor regulado e fará a adesão ao mercado livre de energia vale a pena analisar as características e ver qual modalidade de consumidor no ACL se adequa mais a sua empresa. E para todo este processo, você pode contar com a Auben Energia, desde a análise técnica-econômica para migração, escolha do tipo de consumidor e na gestão energética da sua empresa no mercado livre de energia.


220 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page