Até 30% de economia para a sua empresa.
Conectamos as melhores alternativas do mercado livre de energia para consumidores de energia por meio de uma gestão inteligente, maximizando ganhos e otimizando as suas contratações de energia.
Dessa forma, é possível economizar até 30% da sua fatura de energia, proporcionando oportunidades para um melhor desempenho das atividades chave da sua empresa!
Melhor previsão de gastos, menos custo, mais lucro!
Vantagens de ser livre
No mercado livre de energia você tem amplo poder de escolha. A empresa pode escolher o fornecedor de energia com maior flexibilidade na contratação, do prazo à negociação do preço.
Preços mais atrativos
A competitividade começa na concorrência entre as próprias empresas geradoras e comercializadoras de energia. Essa concorrência proporciona redução dos preços e maior eficiência dos serviços, incluindo inovação de produtos e serviços ofertados. Assim, a sua empresa ganha competitividade adquirindo energia a preços mais baixos do que no Mercado Cativo e em condições adequadas ao seu consumo.
Flexibilidade na negociação
No Mercado Livre de Energia, as condições são negociadas diretamente entre as partes, ou seja, o fornecedor de energia e a empresa consumidora. Preço, volume, prazo e forma de reajuste são alguns dos itens decididos na mesa de negociação. A livre negociação do contrato de fornecimento de energia permite maior flexibilidade com a adequação do suprimento às necessidades e características de cada empresa.
Previsibilidade de custos
O Mercado Livre proporciona previsibilidade dos custos da empresa com energia, pois o contrato pode ser negociado com preço fixo, indexado a um índice de inflação. Por exemplo, bandeiras tarifárias impostas pelo Governo não influenciam no preço, que está previamente definido em contrato.
Inteligência de mercado para a sua empresa economizar mais!
Atuamos com todos os segmentos relacionados à energia, mantendo total respeito: às leis, à confidencialidade, às boas práticas de conduta, às instituições, ao tempo dispendido e aos recursos econômicos envolvidos.
Migração e representação para o Mercado Livre de Energia
Realização de migração e representação perante a CCEE de novas unidades ao ACL, incluídas todas as etapas da migração, interface com partes envolvidas e suporte a todos os procedimentos operacionais, burocráticos e técnicos.
Gestão energética
Gestão eficiente das contas de energia elétrica, água e gás. A gestão energética cria em toda a empresa a cultura da economia energética, que reflete de forma positiva no financeiro, permitindo a realocação de recursos a áreas de desenvolvimento.
Auditoria de contratos
Muitos consumidores de energia têm visto a auditoria como um recurso de certificação sobre seus direitos e deveres. Dessa forma é possível garantir que as cláusulas contratuais estão sendo devidamente cumpridas.
Diferencial
A principal diferença entre o Mercado Livre e o Mercado Cativo é o seu poder de escolha. Seja livre com o mercado livre de energia!
Mercado livre de energia
Consumidores negociam livremente com diversos fornecedores de energia.
O Mercado Livre de Energia pode ser uma opção de fornecimento de eletricidade viável para os consumidores desse insumo. Esse ambiente permite a livre negociação das condições de suprimento que atendem às necessidades de energia presentes e futuras de sua indústria ou comércio.
Mercado cativo
Consumidores são cobrados por tarifas reguladas de energia da distribuidora de sua região.
O Mercado Cativo é o ambiente de contratação de energia elétrica cujo papel do consumidor é passivo, pois a energia é fornecida exclusivamente pela distribuidora local, com a tarifa e as demais condições de fornecimento reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Critérios para ser consumidor no Mercado Livre de Energia
Consumidores Livres
Consumidores atendidos em qualquer tensão e com demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 2 MW.
Consumidores Especiais
Consumidores atendidos em qualquer tensão, com demanda contratada igual ou superior a 0,5 MW e que contratem seu fornecimento de energia exclusivamente a partir de fontes incentivadas, como pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa, eólica ou solar.
Comunhão de cargas
Consumidores com o mesmo CNPJ ou localizados em área contígua (sem separação por vias públicas) podem somar suas cargas para atingir o nível mínimo de demanda de 0,5 MW, que é exigido para se configurar um consumidor especial. Por exemplo, uma rede comercial com 5 lojas (todas com o mesmo CNPJ), cada uma com 100 kW de demanda contratada, poderá se tornar um único consumidor especial por comunhão de cargas, já que somadas as demandas atingem o requisito de 500 kW.
Perguntas frequentes
Quem pode migrar para o Mercado Livre de Energia?
Atualmente existem dois tipos de consumidores que podem desfrutar do Mercado Livre de Energia: os consumidores livres e os consumidores especiais.
Consumidores livres são aqueles que têm no mínimo 1.000 kW de demanda contratada. Eles podem contratar energia proveniente de qualquer fonte. No entanto, aqueles que se conectaram à rede elétrica antes de 7 de julho de 1995 só podem receber energia com tensão superior a 69 kV.
Consumidores especiais são aqueles que têm demanda entre 500 kW e 1.000 kW. Estes consumidores estão restritos à contratação de energia originária de fontes incentivadas, tais como: usinas eólicas, solares, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa ou hidráulicas, com potência inferior a 50.000 kW.
De quem é possível comprar energia?
A compra de energia livre é feita por meio de contratos de compra de energia incentivada e/ou convencional.
A energia pode ser adquirida de agentes comercializadores, importadores, autoprodutores, geradores e inclusive por cessão de excedentes de outros consumidores livres e especiais, desde que cadastrados como agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Quais são os requisitos para a migração ao Mercado Livre de Energia?
Se você deseja migrar para o mercado livre de energia, deve adequar-se aos seguintes requisitos:
Readequação do Sistema de Medição e Faturamento de Energia: é necessário adaptar seus medidores de consumo ao padrão da CCEE e também instalar um medidor de telemetria para permitir a aquisição remota de dados.
Adesão à CCEE: todo consumidor do mercado livre precisa ser agente da CCEE ou deve ser representado por um comercializador varejista. Para isso, o consumidor deve cumprir todos os requisitos de adesão à CCEE.
Contrato de energia, como funciona?
No Mercado Livre de Energia, o consumidor tem a liberdade de escolher seus fornecedores de energia. O fornecimento é formalizado por meio de um contrato bilateral firmado entre a comercializadora de energia e o consumidor, designado de Contrato de Compra de Energia do Ambiente Livre (CCEAL). Todos os contratos de compra de energia são registrados na CCEE, garantindo o lastro contratual e a entrega da energia ao consumidor livre.
Mercado Livre de Energia no Brasil e exterior
No exterior o Mercado Livre de Energia é bastante desenvolvido. Na Europa, desde 2007, o mercado está totalmente aberto, até mesmo para os consumidores residenciais que podem escolher seu fornecedor de energia. O Mercado Livre amplo não é privilégio de países com economias desenvolvidas, pois há países na América Latina com critérios de elegibilidade mais abrangentes que o Brasil.
Vale ressaltar que desde a criação do mercado livre de energia brasileiro, em 1996, já existe a previsão de abertura total. Porém, somente nos últimos anos este tema se tornou mais discutido por órgãos técnicos, reguladores, políticos e entidades representativas do mercado e vem avançando para sua aprovação e, posterior, implementação.